29 de Junho de 2022

Assessoria para financiamento imobiliário: conheça os benefícios

Se você está pensando em contratar uma assessoria para financiamento imobiliário já deve ter entendido que a compra de um imóvel não é um processo simples. Além dos desafios para encontrar o lar ideal, quem precisa financiar precisa passar pela aprovação bancária.

É possível fazer tudo sozinho, mas é claro que o apoio de profissionais torna tudo mais rápido, simples e seguro. É como andar em uma cidade grande sem GPS: você pode errar o caminho, perder tempo e até se envolver em acidentes.

Mas, se ainda não se decidiu sobre a importância desse serviço, este post o ajudará. Continue a leitura e entenda como funciona e seus benefícios!

Neste artigo, você encontrará:

  • Assessoria para financiamento imobiliário

  • Assessoria gratuita para financiamento imobiliário da Cibraco

 

Assessoria para financiamento imobiliário

A assessoria para financiamento imobiliário é um serviço prestado por especialistas. Seu principal objetivo é orientar o comprador que pretende financiar sua compra, intermediando sua relação com o banco e agilizando o processo.

Muitas pessoas desistem do sonho da casa própria por acreditarem que a liberação de crédito nunca ocorrerá. Mas a verdade é que uma orientação profissional pode viabilizar essa grande meta de vida.

Então, se você quer financiar uma casa ou apartamento, mas não sabe por onde começar ou tem receio de lidar com toda aquela papelada e burocracia bancária, precisa saber mais sobre o assunto. Confira!

 

O que faz uma assessoria de financiamento imobiliário

A assessoria de financiamento imobiliário exerce o papel de facilitadora para o crédito. Sendo assim, sua função é reduzir burocracias e simplificar o processo até a entrega das chaves.

Como todos sabem, a aquisição de um imóvel envolve um alto investimento financeiro. Por isso, a grande maioria dos consumidores precisa recorrer ao financiamento para concretizar o negócio.

Aliás, de acordo com a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), a modalidade teve um crescimento de 46% em 2021. Ou seja, mesmo com a crise econômica causada pela pandemia, a liberação de crédito subiu.

Parte desse crescimento pode ter relação com a atuação das consultorias. Isso porque, sua intervenção é, sem dúvidas, decisiva. Na prática, ela pode desempenhar diversos papéis, como:

  •  Análise do perfil de crédito do cliente — para verificar a compatibilidade de renda e valor do imóvel desejado;

  • Negociação com bancos e financeiras — para buscar condições mais favoráveis, com taxa de juros mais acessíveis e prazos maiores;

  • Orientação sobre os tipos de financiamento imobiliário.

Como escolher o melhor financiamento imobiliário

A escolha do melhor financiamento imobiliário depende de muitas análises. Afinal, como saber qual o melhor banco? Ou qual a modalidade mais interessante?

A verdade é que nem sempre a instituição que trabalha com a menor taxa de juros é a que reúne a melhor condição no final. Se você não souber fazer essa verificação pode acabar perdendo dinheiro.

como escolher financiamento imobiliário

Desse modo, antes de assinar o contrato, é fundamental observar algumas questões. Ou seja, sua missão não acaba com a escolha do imóvel ideal. É preciso ir além, fazendo uma pesquisa detalhada para encontrar a melhor forma de pagamento.

Veja alguns critérios que devem fazer parte da sua análise:

  • Credibilidade da instituição financeira;

  • Taxa de juros aplicada;

  • Outras taxas e cobranças adicionais;

  • Custo Efetivo Total do financiamento;

  • Vantagens oferecidas, como o uso do saldo do FGTS.

Sobre isso, é importante destacar que a Caixa é conhecida por trabalhar com a menor taxa de juros do mercado. Além disso, ela oferece linhas de crédito bem interessantes, com facilidades que podem compensar.

Um dos diferenciais é o uso dos valores depositados em sua conta do FGTS. Do mesmo modo, é possível financiar pelos sistemas SFH (Sistema Financeiro Habitacional) e SFI (Sistema de Financiamento Imobiliário), com destaque para o programa habitacional do governo: o Casa Verde Amarela.

 

Como diminuir o valor da prestação do financiamento

Antes de liberar o crédito, a instituição bancária faz uma análise minuciosa do perfil do cliente. Afinal, ela precisa se resguardar e evitar uma possível inadimplência.

Existem situações que podem deixar as parcelas mais caras, mas o contrário também acontece. Quem conta com uma assessoria para financiamento imobiliário tem todas essas informações em mãos e pode usá-las a seu favor.

Não há como apontar todas elas, pois há detalhes que variam em cada caso. Porém, para te ajudar com essa tarefa, selecionamos alguns pontos que podem ajudá-lo a diminuir o valor da prestação do seu financiamento. Anote aí:

  • Aumentar o valor da entrada;

  • Usar o saldo do FGTS;

  • Manter um bom relacionamento com o banco;

  • Ter um CPF regular e pagar suas contas sempre em dia;

  • Declarar o Imposto de Renda corretamente.

 

Como funciona o financiamento de imóvel

Quem decide financiar um imóvel faz um empréstimo com o banco. Assim, a instituição paga o valor cobrado ao proprietário do bem e o comprador arca com a dívida assumida, pagando de forma parcelada.

Em geral, os financiamentos têm prazos longos (até 35 anos). Além disso, o imóvel é dado como garantia do pagamento. Com isso, no caso de inadimplência, o banco pode tomar a posse e levá-la a leilão.

Ainda assim, financiar é uma decisão interessante e que viabiliza o sonho de muitas famílias. Porém, o processo é complexo e tem várias etapas. Assim, após escolher a casa ou apartamento, inicia-se uma fase de pesquisa de mercado, negociação e entrega de documentos.

Como destacamos, muitas pessoas desistem antes mesmo de começar. Isso ocorre em razão da falta de informação e de suporte necessário para lidar com as burocracias e exigências das instituições financeiras.

 

Assessoria gratuita para financiamento imobiliário da Cibraco

Ficou claro que contar com o apoio de especialistas faz toda a diferença na hora de comprar um imóvel financiado. Mas você já pensou em contar com essa orientação sem pagar nada?

A Cibraco é uma das mais tradicionais imobiliárias do Paraná e oferece esse serviço aos seus clientes. Com 70 anos de mercado e corretores qualificados e prontos para te atender, te ajudaremos a realizar seu sonho.

Graças à parceria com a CrediHome, financiar imóveis ficou muito mais rápido e fácil. Isso porque, a instituição é parceira de todos os bancos e trabalha com recursos inovadores, baseados em Inteligência Artificial para aumentar suas chances de liberação de crédito.

 

Simulação de financiamento imobiliário

Agora que você já sabe de tudo isso, já pode dar o primeiro passo rumo à compra da casa própria. Não perca mais tempo e aproveite para fazer uma simulação gratuita de financiamento imobiliário

Assine nossa newsletter