09 de Outubro de 2017

Comprar ou alugar uma sala comercial: o que é melhor?

Todo empreendedor que está começando um novo negócio ou que deseja expandir sua empresa, fica na dúvida se o mais vantajoso é comprar ou alugar uma sala comercial.

Para quem ainda não tem estabilidade no mercado e precisa investir no desenvolvimento do negócio, o aluguel é, sem dúvidas, a melhor saída. Além de gastar menos, o empresário conta a flexibilidade de poder optar por outra localização ou um imóvel maior ao término do contrato.

Já a grande vantagem da compra é poder investir no imóvel para adaptá-lo ao seu negócio sem riscos de, ao terminar o contrato de locação, ter que devolvê-lo e perder todo o investimento feito. Além disso, há o fato de que imóveis tendem a se valorizar ao longo tempo.

Como escolher uma sala comercial?

Imóveis para fins comerciais exigem atributos muito diferentes de um imóvel residencial.

Antes de tudo, é preciso ter em mente as necessidades do seu negócio. O valor do aluguel ou do financiamento está de acordo com o orçamento sua empresa? A estrutura do imóvel é adequada ao tamanho da sua equipe? A localização oferece fácil acesso aos seus clientes?

Principalmente para quem vai começar um negócio, o momento de escolher o escritório requer cautela e planejamento. Confira algumas dicas para escolher a uma sala comercial:

LOCALIZAÇÃO - Considere as facilidades existentes na região, como opções de transporte e de acesso. Afinal, um imóvel com a finalidade de vender produtos ou serviços precisa facilitar ao máximo a vinda dos clientes, fornecedores e até dos funcionários. Avalie também se há outros empreendimentos de suporte para o funcionamento do seu negócio, como estacionamentos e outros comércios. E o mais importante: verifique se o local tem potencial para atrair novos clientes para a sua empresa.

ESTRUTURA - Ter espaço suficiente é essencial. Considere o número de colaboradores, móveis, equipamentos e até mesmo a possível necessidade de um local para estoque de produtos e materiais de escritório. Se você precisa receber clientes com frequência, por exemplo, é importante também contar com serviços de recepção, portaria e salas de reunião para uso coletivo.

VALOR DO ALUGUEL - Antes de alugar ou comprar uma sala comercial, avalie o preço médio dos imóveis localizados na região. Use a internet a seu favor e saiba ao certo qual é o valor praticado pelo mercado. Leve em conta também custos adicionais, como condomínio e vagas extras de estacionamento.

QUESTÕES LEGAIS - Além de garantir que a documentação do imóvel esteja em dia com impostos e taxas condominais, solicite a matrícula do imóvel à prefeitura da sua cidade e descubra se ele cumpre os requisitos básicos para o funcionamento do seu negócio.  Há localidades, por exemplo, em que o uso das calçadas é proibido. Já outras, impedem a construção de rampas para acesso de veículos. Fique atento a essas questões para estar de acordo com a legislação.

A Cibraco Imóveis conta diversas opções de salas comerciais para alugar ou vender em Curitiba. CLIQUE AQUI e escolha a que melhor atende às necessidades da sua empresa.

Assine nossa newsletter