17 de Julho de 2020

Conheça as garantias locatícias para alugar um imóvel


Alugar um imóvel é um passo importante, porque você estará escolhendo um lar para morar por um determinado período. Então, independente se for por curto ou longo tempo, o imóvel precisa te oferecer o conforto e a segurança que você deseja. Nesse caso, as garantias locatícias ajudam a viabilizar esse sonho.

Por isso, nos sentimos orgulhosos por poder ajudar em algo tão significativo. As suas necessidades são prioridade aqui na Cibraco e escrevemos esse texto para você entender as opções flexíveis de contrato que oferecemos para locação de imóveis em Curitiba, estudando as garantias locatícias.

Aproveite para conhecer, também, os direitos do inquilino de acordo com a Lei do Inquilinato.
 

Como alugar um imóvel em Curitiba
 

Na Cibraco, trabalhamos com CredPago, Seguro Fiança, Título de Capitalização, Caução e Fiador. Portanto, você consegue alugar um imóvel em Curitiba por meio de um desses tipos de garantias locatícias.

Lembrando que a Lei do Inquilinato só permite uma garantia locatícia no contrato de locação. Por isso, estudar os tipos de fianças para aluguel é importante para você entender cada uma e fazer a melhor escolha pra você.
 

O que é CredPago?
 

A CredPago oferece um serviço simplificado de garantia locatícia. Para utilizar, o inquilino não pode ter restrições nos serviços de proteção ao crédito, deve apresentar o cartão de crédito, a última fatura paga e com limite aprovado e correspondente a quatro vezes o valor do aluguel mais taxas

A CredPago tem como proposta menos burocracia e mais agilidade para você alugar um imóvel sem fiador. Para utilizar essa fiança, é cobrado um valor inicial e único de R$120,00, que pode ser parcelada em 3x, e uma taxa de 10% ao mês sobre o valor total da locação.
 

Como funciona o seguro fiança para aluguel?
 

Pelo seguro fiança também não há necessidade de um fiador. Esse tipo de garantia locatícia é uma das mais utilizadas para alugar um imóvel, pela agilidade e segurança na contratação. 

Nessa modalidade, cabe ao inquilino enviar à Cibraco que passa para a companhia de seguro toda a documentação necessária para avaliação e aprovação do contrato. Na Cibraco, o valor cobrado pelo seguro pode variar de 13,5% a 15% o valor total da locação.
 

Título de capitalização para aluguel
 

Essa modalidade de fiança permite ao inquilino adquirir um título de capitalização em seu nome e o oferecê-lo como garantia no contrato de locação. Para aprovação, fazemos uma análise do crédito do inquilino. O valor do título é 12x o valor do aluguel mais taxas, sendo pago à vista e reembolsado no final da locação.
 

O que é caução para aluguel?
 

Você dá como garantia um imóvel, que deve ser localizado em Curitiba, quitado e registrado. Além da documentação do inquilino, exige-se RG, CPF, comprovante de endereço e ficha cadastral preenchida e assinada pelo proprietário do imóvel a ser caucionado. A caução deve também ser registrada em cartório.
 

Contrato de locação com fiador
 

O fiador é a pessoa que vai ficar responsável pelo pagamento do aluguel e demais encargos do imóvel que o inquilino alugar caso haja inadimplência. Portanto, deve comprovar uma renda mensal de no mínimo três vezes o valor do aluguel, junto com os encargos.

Além disso, o fiador não pode ser cônjuge do locatário e deve possuir imóvel próprio quitado no Paraná, de preferência em Curitiba e/ou região metropolitana. Em caso de imóveis de outras regiões, o setor jurídico poderá avaliar e aprovar posteriormente o contrato.

Esta é a documentação que o fiador precisa apresentar:

  • RG e CPF;

  • Ficha de cadastro pessoa física totalmente preenchida;

  • Se casado, RG e CPF do cônjuge;

  • Se casado, certidão de casamento;

  • Se separado ou divorciado, certidão de averbação (cópia);

  • Comprovante recente de residência;

  • Renda líquida superior a três vezes o aluguel, mais taxas;

  • Declaração de imposto de renda - Pessoa Física com recibo de entrega do último ano;

  • Registro de imóvel quitado e com matrícula atualizada (no máximo 30 dias).
     

Documentos para alugar um imóvel com a Cibraco
 

Para todas as garantias locatícias que explicamos nesse texto, o inquilino precisa apresentar alguns documentos. Veja abaixo!
 

Documentos de pessoa física para alugar um imóvel
 

  • RG e CPF;

  • Ficha de cadastro totalmente preenchida;

  • Declaração de Imposto de Renda;

  • Comprovante de rendimento dos últimos meses;

  • Cópia da carteira de trabalho;

  • Comprovante de residência.

A Renda Líquida deve ser três vezes superior ao valor do aluguel mais taxas.
 

Documentos de pessoa jurídica para alugar um imóvel
 

  • Ficha de cadastro totalmente preenchida;

  • Ficha de pessoa jurídica totalmente preenchido;

  • Ficha de residentes devidamente preenchidos;

  • RG e CPF dos sócios assinantes pela empresa;

  • Comprovante de residência atual (caso o cliente seja inquilino, é necessária a apresentação do comprovante de pagamento do último aluguel e do contrato de locação);

  • Cartão CNPJ;

  • Para as empresas LTDA, é necessário: balanço e balancetes recentes, contrato social primitivo com a alteração mais recente;

  • Para empresas S.A: estatuto completo completo da instituição e ata da última eleição.
     

Outras observações úteis
 

No caso da locação ou venda de um imóvel por pessoa jurídica, a empresa pode negar a venda sem necessidade de justificativa. 

Aqui na Cibraco, a reserva do imóvel é por 48 horas a partir da data da visita ao imóvel. Portanto, lembre-se de reservar o imóvel que você mais gostou, caso contrário, ele continuará recebendo visitantes e propostas para locação!
 

Conte com a Cibraco para alugar imóvel em Curitiba
 

Estamos à disposição para te ajudar a escolher o melhor imóvel e fazer uma negociação confiável e justa. Encontre as melhores opções de imóveis para alugar em Curitiba e entre em contato conosco para tirar suas dúvidas!

Você também pode gostar: Regiões com os melhores cafés de Curitiba para você alugar um imóvel.

*post a atualizado no dia 14/07/2020

 

Assine nossa newsletter