14 de Setembro de 2021

Morar com qualidade de vida: 6 vantagens das áreas afastadas do centro

 

Morar com qualidade de vida sempre foi uma necessidade de muitas pessoas. Porém, com a chegada da pandemia e as restrições de isolamento social, tivemos nossos cotidianos afetados e esse fator se tornou ainda mais importante para quem deseja mais saúde e bem-estar no dia a dia.

Pesquisas têm mostrado que, nesse período, cresceu a procura por imóveis com varanda, casas maiores e com quintal. Isso porque, por estar mais tempo em casa, passamos a perceber nossos lares sob um novo ponto de vista. Se antes precisávamos nos deslocar diariamente até o trabalho ou à escola, hoje podemos realizar a maioria das atividades dentro de casa. 

O quarto e a sala se tornaram espaços de home office para os adultos ou local de estudo das crianças e adolescentes. A cozinha, local de encontro e convivência para quem mora na mesma casa. E as áreas externas, os espaços onde aproveitamos momentos de lazer e diversão.

Diante desse contexto, a procura por imóveis que trazem melhora para a qualidade de vida dos moradores cresceu. Hoje, investir em imóveis amplos e próximos à natureza se tornou uma tendência no mercado imobiliário. 

Em busca por locais mais afastados dos centros das cidades, mais próximos da natureza, em que se possa respirar ar puro e, acima de tudo, ter mais segurança, muitas pessoas têm cogitado comprar imóveis em regiões mais tranquilas e que oferecem maior contato com a natureza.

E as vantagens de viver em um lugar assim são muitas. A seguir, você confere 6 vantagens de morar nas áreas mais afastadas do centro.

 

 6 vantagens das áreas afastadas do centro

 

As áreas mais afastadas do centro, normalmente, são regiões mais tranquilas, com mais áreas verdes, menos poluição e barulho. Por outro lado, por estarem próximas aos centros urbanos, são bairros e municípios que oferecem fácil acesso a cidades como Curitiba. 

Outra grande vantagem é que, por serem regiões ainda em desenvolvimento, as áreas afastadas do centro contam com imóveis mais baratos, maiores e que garantem saudabilidade,  ou seja, que garantam mais saúde e bem-estar a seus moradores. 

Veja essas e outras vantagens de morar em uma casa em meio à natureza, em bairros mais afastados do centro.

1 - Tranquilidade

Áreas mais afastadas do centro, por estarem em perímetro urbano, costumam oferecer a mesma infraestrutura que bairros mais centrais. São regiões com diversas opções de comércio, serviços, porém localizadas em lugares que têm menos trânsito, barulho, poluição e muito mais áreas verdes. 

Assim, você tem a comodidade de morar em uma localização com tudo o que precisa, sem ter que colocar a saúde em jogo para usufruir dessas facilidades. 

Até mesmo a violência pode ter índices mais baixos nos bairros fora do centro. Principalmente para quem tem filhos, esse fator fica ainda mais relevante.

2 - Segurança

Os bairros fora do centro costumam apresentar índices mais baixos de violência. Isso porque há menos fluxo nas ruas, o que facilita a identificação de movimentações estranhas na região, aumentando a sensação de segurança.

Várias dessas regiões contam também com muitos condomínios fechados, empreendimentos que, por terem sistemas de monitoramento, controle de entrada e saída de pessoas e portaria 24 horas, garantem que você possa morar com segurança. 

3 - Estilo de vida saudável

Bairros mais afastados muitas vezes contam com diversas opções de lazer ao ar livre. São espaços fundamentais para o conforto e bem-estar de toda a família que possibilitam a prática de exercícios físicos, socialização com os vizinhos e momentos de lazer com família e amigos sem que você precise ir muito longe de casa. 

Por serem regiões menores, também contam com a vantagem de ter tudo muito perto. Você pode, por exemplo, sair para uma caminhada pela manhã e, em poucos minutos, estar de volta em casa para começar o dia de trabalho. O mesmo vale para as crianças e animais de estimação, que têm mais áreas verdes para brincar e se divertirem. 

4 - Privacidade

Outro item muito importante é, sem dúvida, a privacidade. Um imóvel localizado em áreas mais afastadas costuma estar em terrenos mais amplos e mais afastados uns dos outros, o que garante muito mais liberdade para você e sua família aproveitarem o espaço disponível. 

Outra vantagem é que, normalmente, são imóveis com total controle de entrada e saída de pessoas, evitando a presença de desconhecidos, como vendedores ambulantes e visitantes não autorizados. 

5 - Contato com a natureza

O agito dos grandes centros urbanos prejudica a saúde física e mental. As poluições sonora, visual e atmosférica somadas ao enclausuramento do dia a dia contribuem com o desencadeamento de problemas pulmonares, cardíacos e emocionais. 

Diferente desse cenário, morar em bairros mais afastados, onde há contato com a natureza, traz a sensação de tranquilidade, sossego e paz. Ou seja, uma vida sem estresse e com muito mais conforto e tranquilidade.

Outras vantagens são o ar puro, o silêncio e as belas paisagens que essas regiões proporcionam. 

6 - Qualidade de vida

Enfim, com todas essas vantagens, podemos afirmar que, para muitas pessoas, morar longe do centro traz mais qualidade de vida. Especialmente para famílias que têm ou planejam ter filhos, essa pode ser uma decisão inteligente.

As crianças ganham mais espaço para brincar e crescer. Os pais têm a tranquilidade de uma vizinhança segura e conhecida. Ao mesmo tempo, todos encontram a infraestrutura que precisam para fazer as compras do dia a dia, estudar, passear e se divertir.

Mesmo as famílias que não têm filhos pequenos e pessoas que vivem sozinhas podem se beneficiar das oportunidades de socialização, do espaço e do bem-estar que os imóveis fora do centro proporcionam.

 

 Vantagens de morar em condomínio fechado

 

Um tipo de imóvel muito comum nos bairros afastados do centro são os condomínios fechados. A opção é ideal para quem busca segurança, tranquilidade e qualidade de vida para a família, além de muitos outros benefícios. 

Se você está em dúvida se vale a pena morar nesse tipo de imóvel, listamos aqui  as vantagens de morar em um condomínio fechado que vão te ajudar a tomar a decisão certa na hora de escolher um novo imóvel.

Encontre condomínios fechados em Curitiba e região

Ficou com interesse em um imóvel em condomínio fechado em Curitiba, em bairros mais afastados do centro? A Cibraco é uma das maiores referências na venda de terrenos em condomínio na cidade e região. 

More com mais qualidade de vida! Conte com a Cibraco Imóveis - entre em contato conosco e encontre agora o seu imóvel dos sonhos.

 

Assine nossa newsletter