03 de Agosto de 2022

Qualidade de vida em casa: imóvel e saudabilidade

A casa em que moramos está diretamente relacionada à nossa qualidade de vida. O imóvel pode promover saudabilidade e contribuir para melhorar nosso cotidiano. Pensando nisso, preparamos este post com informações sobre como obter qualidade de vida em casa. Acompanhe!

Morar com qualidade de vida

Em busca de qualidade de vida, famílias têm readaptado a rotina e introduzido novos hábitos no dia a dia. Da mesma forma, têm priorizado o conforto e o bem-estar na hora de escolher o imóvel para morar.

O que é saudabilidade

Saudabilidade é um termo usado para indicar ações e mudanças que visam garantir mais qualidade de vida. Isso envolve vários setores da nossa vida e pode estar relacionado a hábitos saudáveis ligados à alimentação, atividades físicas e bem-estar geral.

A saudabilidade influencia no comportamento das pessoas, se reflete no consumo e na rotina familiar. A tendência tem gerado, inclusive, mudanças de posicionamento de indústrias e marcas de varejo. Mas o novo conceito vai além.

Moradia e qualidade de vida

O mercado imobiliário também está atento à relação entre moradia e qualidade de vida. Isso porque, cada vez mais, a ideia de viver com conforto e tranquilidade torna-se primordial. 

Mas você sabe como o seu imóvel pode impactar na saudabilidade? A lógica é simples: ambientes mais adequados melhoram a saúde e a disposição. Tanto para moradores que trabalham ou fazem atividades fora de casa, quanto para aqueles que passam mais tempo no lar, ter um espaço favorável para a rotina diária, bem como para momentos de lazer e de relaxamento é fundamental.

Para isso, no momento de escolher o imóvel é necessário observar alguns quesitos que dizem respeito às qualidades do ambiente físico como iluminação e ventilação, espaços arejados, ausência de barulhos incômodos ou prejudiciais etc.

É importante ter em mente que todos esses itens estão relacionados à sua qualidade de vida. Não é à toa que incorporadoras têm apostado em características que permitem aos empreendimentos estimular a saudabilidade, com atenção inclusive aos materiais utilizados na construção.

Quando esses critérios não são observados, o imóvel pode gerar até mesmo problemas de saúde, como respiratórios e alérgicos ou emocionais, como depressão.

Confira a seguir características que influenciam de maneira positiva para a saudabilidade e bem-estar em um imóvel.

1. Iluminação natural

Imóveis com janelas amplas, que possibilitam a entrada de luz natural nos cômodos, são bastante valorizados. Além de contribuir para ambientes mais arejados, a iluminação natural ajuda no uso econômico da energia elétrica.

2. Incidência solar

A luz do sol, de forma moderada, traz vários benefícios à saúde. Quando há entrada de luz solar no imóvel, ela contribui para manter os ambientes mais saudáveis para os moradores, as plantas e os animais. Além de vitamina D, o sol ajuda a evitar mofo, bolor e mau cheiro, entre outros problemas gerados pela umidade. 

3. Conforto térmico

Sol demais - com retenção de calor pelas superfícies - ou de menos pode tornar o imóvel quente ou frio em excesso. Dessa maneira, o conforto térmico consiste em manter uma temperatura agradável no imóvel. Além da orientação solar do imóvel, o posicionamento dos móveis também pode influenciar, assim como fatores ambientais.

4. Ventilação e qualidade do ar

Um imóvel bem ventilado e arejado é outro fator de saudabilidade. Frescor e ar em movimento contribuem não apenas para o bem-estar dos moradores, mas também para a conservação do imóvel. Assim, sempre que possível procure abrir portas e janelas, utilizar plantas na decoração e dar preferência a tecidos leves na decoração.

 5. Isolamento acústico

O isolamento acústico é outro aspecto importante para manter o nível saudável do seu lar. Imóveis com uma acústica mal planejada podem fazer mal à saúde, pois ruídos em excesso liberam cortisol, o hormônio do estresse, o que pode gerar vários problemas.

6. PH  da água

O pH da água é também um fator ligado ao bem-estar. O ideal é que o pH da água esteja entre 7 a 9 - valor que garante que a água que consumimos seja a mais apropriada para o organismo e não tenha um impacto negativo na saúde. Um pH muito elevado pode, por exemplo, prejudicar a digestão.

7. Controle de radiações nocivas

Com ambientes cada vez mais tecnológicos, os riscos dos campos eletromagnéticos, tanto das instalações elétricas quanto dos equipamentos eletrônicos e roteadores wi-fi, podem ser prejudiciais. Uma tomada localizada em áreas inadequadas, por exemplo, afeta o sono dos moradores.

Morar com conforto

A busca pelo conforto começa na procura pelo imóvel ideal. Com as características acima respeitadas, é muito provável que você encontre uma residência que promova a saudabilidade.

Todos esses fatores são essenciais para manter a qualidade de vida dos moradores. E a falta deles pode comprometer a saúde, a tranquilidade e o bem-estar de toda a família.

Viver em contato com a natureza

Aliada da vida saudável, a natureza traz mais leveza e plenitude para nosso dia a dia. Por isso, morar próximo a áreas verdes é uma das questões mais valorizadas atualmente. Pensando nisso, loteadoras, construtoras e incorporadoras têm dado preferência a localizações que garantam esse privilégio aos moradores.

Condomínios fechados, em áreas mais afastadas do centro, são exemplos de empreendimentos que priorizam a saudabilidade, incluindo a proximidade de espaços verdes. Dessa forma, esses projetos introduzem áreas de lazer em meio à natureza, estimulando o convívio social em espaços abertos e a prática de atividades físicas.

Imóveis sustentáveis

Outra tendência do mercado imobiliário, os imóveis sustentáveis têm toda relação com a saudabilidade. Esse tipo de construção minimiza os impactos ambientais, reduz gastos de recursos como água e eletricidade e ajuda na conscientização ecológica.

Os imóveis sustentáveis utilizam materiais e processos construtivos diferenciados, unindo inovação e tecnologia ambiental. Entre as características que se destacam em um imóvel sustentável estão vidros reciclados, aço reaproveitado, madeira de reflorestamento, telhas e tijolos ecológicos. Além disso, sistemas de reaproveitamento de água e de geração de energia renovável, como os painéis solares.

Empreendimentos que promovem saudabilidade

Que tal conhecer empreendimentos que promovam a saudabilidade em Curitiba e região? A Cibraco é uma imobiliária com credibilidade e tradição, que conta com inúmeras opções de imóveis para quem busca qualidade de vida. Fale com nossos especialistas para saber mais e encontrar o seu imóvel!

 

Assine nossa newsletter