25 de Junho de 2018

5 dicas para comprar um imóvel a dois

Aprenda como planejar a compra do primeiro imóvel a dois!

Conforme o relacionamento vai avançando, é sempre muito natural que os casais optem por enfrentar novas etapas e desafios a dois. E compra do primeiro imóvel é um dos fatos mais importantes que ocorrem na vida de um casal.

Esta é uma decisão, no entanto, que exige muita análise e planejamento. Confira nossas dicas para facilitar esse processo!

1 - ESCOLHAM O IMÓVEL DE ACORDO COM AS NECESSIDADES DE AMBOS

No início de uma vida a dois, é muito comum que o valor disponível para investimento não seja muito alto. Sendo assim, o ideal um tipo de imóvel que atenda às necessidades atuais e que esteja ao alcance financeiro de ambos. Uma dica é procurar um imóvel localizado em regiões mais centrais, com localização estratégica e fácil acesso a opções de comércio, serviços e transporte.

2 - GARANTAM A ENTRADA

Quem não possui o dinheiro para fazer um pagamento à vista, pode optar pelo financiamento imobiliário, obtendo os recursos junto a um banco. Neste caso, uma boa entrada faz toda a diferença. Reservar pelo menos 30% do valor total como entrada é uma garantia para os bancos, que acabam facilitando bastante a vida do casal com a diminuição das parcelas e taxas contratuais. O ideal é que cada parte entre com partes iguais, ou seja, 15% para cada um.

3 - UTILIZEM O FGTS

Um ótimo aliado para quem está comprando o primeiro imóvel, é o dinheiro do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), que pode ser utilizado como parte do pagamento ou do valor total. Além disso, a cada dois anos é permitido sacá-lo para amortizar o saldo devedor.

4 - GARANTAM A DOCUMENTAÇÃO E A ASSINATURA A DOIS

Organizem-se para juntar todos os documentos exigidos, como RG, CPF, comprovante de estado civil, comprovante de rendimentos, certidão conjunta negativa de débitos e outros. Depois da aprovação pelo banco, é imprescindível que o contrato de compra seja feito no nome dos dois para evitar possíveis problemas futuros.

5 - DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA

Na hora do casal de namorados declarar o imóvel no imposto de renda, ambos precisam informar, em suas declarações individuais, o quanto eles investiram separadamente. Se o contrato não indicar o percentual de pagamento de cada um, o casal deve dividir o valor ao meio e informar a compra em conjunto.

Confira aqui imóveis para dividir a dois em Curitiba.

Leia também no blog da Cibraco Imóveis: como analisar a documentação para a compra de um imóvel?

Assine nossa newsletter