26 de Janeiro de 2022

Apartamentos para alugar em Curitiba para estudantes: veja os melhores lugares para morar perto da universidade

 

Nada melhor do que ler “aprovado” na lista de chamada do curso dos seus sonhos. Porém, ao conquistar, a trajetória de um universitário está apenas no começo. Principalmente se você não mora na cidade universitária para a qual prestou vestibular. Todos os anos, muitos jovens e seus familiares começam a buscar novas moradias de acordo com as universidades e no Paraná isso não é diferente. Antes de decidir, é importante fazer uma boa pesquisa e análise de opções. Neste artigo, você vai conhecer os melhores bairros e apartamentos para alugar em Curitiba para estudantes e a sua localização. Fique com a gente!

Apesar de parecer uma árdua jornada, a mudança de cidade para estudar pode ser mais tranquila do que se imagina, afinal existem as formas mais seguras de lidar com essa fase.

Como a Cibraco atua há 70 anos em Curitiba - uma das mais importantes cidades universitárias do país - separamos algumas dicas que desenvolvemos ao longo dos anos, muitas facilmente reaproveitadas em outros pólos do conhecimento no país, confira.

 

Conheça a cidade que você irá se mudar

 

Uma das principais e primeiras etapas na hora de iniciar seu planejamento de mudança é descobrir tudo o que é relevante sobre a nova cidade. E é melhor fazer isso antes de, efetivamente, se mudar. Será um divisor de águas e, fazendo isso, é mais fácil encontrar algo que possua custo-benefício para você.

Com isso você precisa ter em mente as características da nova cidade em que irá estudar. Visite blogs especializados sobre a cidade, pesquise em fóruns como o Reddit ou em grupos do Facebook, e abuse nas buscas do Google, para reunir informações relevantes para você.

No blog da Cibraco, por exemplo, é possível encontrar materiais muito ricos para você conhecer mais sobre Curitiba, confira:

Encontre um imóvel na cidade universitária

 

É claro, você precisará se mudar. Mas essa mudança precisa ser planejada, tanto para que seu novo endereço te dê mobilidade, segurança e qualidade de vida, mas também para que esteja bem localizado tanto para a sua rotina universitária quanto para a nova vida em uma cidade diferente.

Encontrar um bairro bom para se morar vai exigir um pouco mais de atenção e cuidado, pois dependerá muito de qual será a sua faculdade e o campus do seu curso.

Abaixo, listamos os bairros das principais faculdades e universidades de Curitiba, assim você poderá ter uma noção de como filtrar melhor seu destino:

 Universidade Federal do Paraná (UFPR)

 

Com diversas sedes espalhadas pela cidade e região metropolitana, é mais fácil identificar as unidades da UFPR pelos setores do conhecimento.

  • O setor de Artes, Comunicação e Design fica no campus Cabral e Batel;

  • O setor de Ciências Agrárias fica no campus Juvevê;

  • O setor de Ciências Biológicas fica no campus Jardim das Américas;

  • O setor de Ciências Sociais fica no campus Jardim Botânico;

  • O setor de Ciências Exatas fica no Jardim das Américas;

  • O setor de Ciências Jurídicas fica no Centro;

  • O setor de Ciências da Saúde fica no Alto da Glória;

  • O setor de Ciências Humanas fica no Centro;

  • O setor de Ciências da Terra fica no Jardim das Américas;

  • O setor de Educação Tecnológica fica no Jardim das Américas;

  • O setor de Educação fica no Centro e no Rebouças.

PUC-PR

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) conta com um campus centralizador, abrigando todas as sete escolas do conhecimento, que abrange todos os cursos ofertados. O seu campus fica no bairro Prado Velho.

UTFPR

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) conta com três unidades de ensino na capital, sendo a principal delas no Rebouças e outras duas no Ecoville, para Construção Civil, Química, Biologia e Mecânica e no Neoville, para Educação Física.

Positivo

A Universidade Positivo (UP) é uma das mais importantes faculdades particulares da cidade. No campus principal, no Ecoville, são 119 mil m². Há também o campus da Praça Osório, no Centro, com os cursos de Estética, Gestão e Negócios e Tecnologia da Informação.

Tuiutí

A Universidade Tuiutí do Paraná conta com três campi em Curitiba, sendo o do Barigui quem concentra o maior número de cursos. No campus Bacacheri é ministrado um curso e no campus Pilarzinho/Schaffer dois cursos.

FAE

A FAE Centro Universitário possui duas unidades em Curitiba, ambas no Centro da cidade. Também conta com pólos na região metropolitana.

IFPR

Ofertando de técnico à mestrado, o Instituto Federal do Paraná (IFPR) tem seu campus Curitiba localizado no bairro Rebouças.

UniCuritiba

O centro universitário possui duas unidades em Curitiba, uma no Pinheirinho e outra no Rebouças.

UniBrasil

Já o Centro Universitário UniBrasil possui um campus universitário centralizador, localizado no bairro Tarumã.

Mackenzie Paraná

A unidade paranaense da famosa instituição paulistana Mackenzie foca sua estrutura no curso de Medicina, com faculdade e hospital universitário no Bigorrilho.

 

Como planejar uma mudança de cidade

Definindo seu imóvel ideal, no bairro perfeito para você, está na hora de separar as coisas e preparar a mudança! Trocar de imóvel é uma etapa importante, então comece pelo básico: suas coisas. Separe caixas, se organize e calcule o espaço que você precisará para levar tudo, considerando fazer uma viagem de carro lotado, aluguel de caminhonete, van ou caminhão de mudança.

No seu novo lar, você precisará dos serviços essenciais, então - antes de ir - se atente para entender como funciona e providenciar o que for necessário com relação a: energia elétrica, água e saneamento básico (geralmente inclusa no condomínio), internet, gás (se for individualizado) e demais contas, como TV a cabo.

Você também precisará de móveis, caso não alugue um imóvel mobiliado. Para isso, faça uma lista de tudo o que você precisará, desde móveis, eletros e eletrônicos, separando aqueles que são imprescindíveis dos que podem ser adquiridos mais para frente.

Não se esqueça também de atualizar seu endereço. Isso vai desde a sua conta nas lojas online até cadastros do governo. Faça isso para garantir que nada direcionado a você se perca pelo caminho.

É importante também você considerar a sua rotina na nova cidade, para planejar horários, deslocamentos e meios de transporte. Curitiba é uma cidade conhecida por sua mobilidade urbana, portanto, procure conhecer as melhores rotas para você antes mesmo de a rotina de estudos começar. Assim, você se acostuma e encontra os caminhos de melhor custo-benefício para transitar pela cidade.

Feito isso, está na hora de abrir uma planilha e lançar lá todos os seus custos. Estabeleça sua renda e, então, os custos com aluguel, condomínio, taxas e serviços, transporte, alimentação e demais despesas que você terá ao longo do mês. Faça uma pesquisa para considerar os gastos na realidade curitibana, considerando seu custo de vida. Mesmo que você esteja se mudando com o auxílio dos seus pais, ter controle sobre os seus gastos vai te ajudar a se tornar cada vez mais independente e capaz de lidar com a vida adulta sozinho.

 

 Encontre os melhores imóveis de Curitiba

 

Aluguel ou compra, não importa. O que importa é ter um bom lugar para viver. Você precisa estar confortável e bem localizado para encarar a nova fase. Escolher seu novo lar é o ponto mais importante do processo todo, e precisa ser feito com atenção e cautela.  

A Cibraco, por exemplo, possui várias opções que se encaixam na sua necessidade e te ajudam a encontrar os melhores imóveis em Curitiba. Para que você - estudante - e você - pai ou mãe - fiquem tranquilos para encarar essa nova etapa da vida.

Nós temos opções de imóveis que são filtrados especialmente para atender ao que você precisa. É isso aí! Nós queremos descomplicar a sua vida. Clique e confira.

Achou algo que gostou? Fale conosco!

 
 
 
 
 

 

 

 
 

 

 

Assine nossa newsletter