12 de Abril de 2017

Como acertar na escolha da cor de cada ambiente?

Você sabia que as cores podem exercer grande influência sobre as pessoas? Interferindo no humor, comportamento e emoções das pessoas, agindo através de aspectos físicos, cognitivos e psíquicos. A associação correta das cores permite proporcionar ambientes confortáveis e até mesmo mais seguros, como é o caso dos hospitais, que procuram integrar as cores certas para garantir aos pacientes e funcionários um ambiente mais equilibrado e produtivo.

Existe até mesmo um método chamado cromoterapia, que utiliza as cores para tratar doenças, com o intuito de restaurar tanto o físico quanto o emocional dos pacientes. Se você está pensando em alterar a cor dos ambientes da sua casa ou até mesmo pintar as paredes do seu novo lar, que tal prestar atenção nos segredos escondidos por trás das cores? Descubra mais sobre os significados e sensações que as cores podem oferecer:

- Amarelo, laranja e vermelho: Esses são tons considerados quentes e estimulantes. O amarelo é símbolo de criatividade, juventude e alegria, tornando os ambientes leves e descontraídos. O laranja simboliza coragem, otimismo e gentileza e é associado ao equilíbrio de emoções. O vermelho é um tom vivo, estimulante e divide opiniões, enquanto para alguns pode proporcionar força, vitória e liderança, para outros está associado a conflitos e agressividade.

- Verde e Azul: O verde e o azul são cores interessantes e muito usadas no ambiente hospitalar, inclusive nas salas de cirurgia e nos uniformes dos cirurgiões, anestesistas e auxiliares, já que são cores opostas ao vermelho e apropriadas para melhorar a visão desses profissionais durantes os procedimentos. Especialistas afirmam que o nosso cérebro interpreta uma cor em relação a outra. Quando os cirurgiões focam por muito tempo nas variações entre vermelho e rosa isso pode interferir na interpretação do cérebro, fazendo-os correr o risco de perder a sensibilidade aos tons de vermelho. Portanto, olhar para cores como o verde e o azul os ajudam a ficar mais sensíveis ao vermelho.

O verde é a cor da esperança e está ligado diretamente com a natureza, simbolizando vida, saúde, fertilidade e renovação. Já o azul, associa-se à tranquilidade, ternura, fidelidade, segurança e paz espiritual.

- Branco: A cor branca está ligada à espiritualidade e representa inocência, paz e pureza. Para os amantes do estilo clean, o branco é o queridinho. Inclusive, usado por noivas, nas festas de réveillon, em paredes de hospitais e roupas dos médicos exatamente pelo seu significado.

Agora que você já descobriu sobre a importância das cores na vida das pessoas, escolha a cor perfeita para cada ambiente da sua casa e aproveite tudo o que elas podem proporcionar.

 

Assine nossa newsletter