06 de Abril de 2022

Comprar sala comercial vale a pena? Veja 5 dicas para investir da forma correta

Encontrar maneiras rentáveis de investimento pode não ser das tarefas mais simples, não pela insegurança do mercado mas, sim, pela alta variedade de opções. Para quem preza pela segurança e solidez nos investimentos, o mercado imobiliário sempre será uma alternativa viável de investimento e rentabilização, além de ser um adicional passivo à carteira de bens muito positiva no longo prazo. Mas será que, dentro desse meio, comprar sala comercial também faz sentido?

Esse tipo de investimento tem seus desafios, mas ainda vale muito a pena comprar sala comercial nos dias de hoje. Por isso, separamos neste artigo cinco dicas para comprar salas comerciais da forma mais adequada e rentável para o seu bolso.

1- Analise a localização

 

O local onde este investimento está é de fundamental importância. É essencial conhecer a região em que surgiram ofertas para verificar se vale a pena, ou não, comprar um imóvel comercial em determinada cidade ou bairro.

Não necessariamente, você precisa comprar imóveis apenas nos melhores bairros dos municípios, afinal podem existir centros comerciais em quase todos os bairros da cidade.

Por isso, antes de investir, vale fazer uma boa pesquisa sobre o mercado imobiliário de onde você pretende comprar uma sala comercial, para verificar se a viabilidade de negócios naquela localização.

Já imóveis pensados em comércio de produtos, como mercados, óticas e farmácias podem ser instalados em todos os bairros da cidade, considerando sempre o potencial da região para o tipo de produto ofertado.

É válido considerar também o acesso para a localização do imóvel. Quanto mais acessível melhor. Então, verifique a qualidade das calçadas, se ele conta com linhas de ônibus próximas, estacionamento na via, se é em frente ou próximo de vias principais, e tudo mais que possa influenciar para o funcionamento de futuros negócios.

2- Avalie o prédio comercial e as documentações

 

Após listar as principais regiões da cidade que são interessantes para investir nos imóveis comerciais, analise agora o imóvel em si. Investir em imóvel comercial é um meio de investimento que requer certo esforço a longo prazo.

Porém, esse esforço pode ser reduzido se o imóvel estiver em plenas condições e com toda a sua documentação em dia. Por isso, avaliar a sala ou o prédio comercial que você deseja comprar é essencial. E não só a documentação em si, mas toda a sua estrutura.

Muitos dos imóveis comerciais parados e sem inquilinos podem possuir problemas estruturais, documentais ou jurídicos, como falta de alvará ou restrições para atuação comercial no local. Verificar se o seu alvo de investimento está em plenas condições é essencial para evitar problemas futuros.

3- Confira as condições internas do imóvel

 

Esse também é um ponto essencial e deve ser analisado com bastante atenção. A configuração interna e as condições de uso do imóvel irão indicar se o comércio que ali vai se instalar tem tendências a prosperar ou não.

Então, quando for realizar as primeiras visitas para os possíveis investimentos, existem alguns questionamentos que você pode fazer sobre o imóvel:

  • A iluminação do local é boa?

  • Conta com tomadas suficientes para os eletro e eletrônicos, computadores e máquinas que a maioria dos negócios necessita?

  • Existe uma copa ou cozinha para os funcionários?

  • Conta com estacionamento e estoque?

  • Possui um número de banheiros satisfatório?

Essas observações são importantes para ver se o imóvel comercial que você pretende comprar pode atender o maior número possível de comércios ou serviços e, com isso, ser frequentemente uma disputada opção de locação.

4- Cheque seu potencial de rendimento 

 

Todas as dicas que levantamos até agora são pensadas para otimizar a frequência de ocupação da sua sala. Isso é importantíssimo para o rendimento do imóvel comercial, fazendo com que o investimento - pensando na locação da sala comercial - seja, de fato, rentável.

Um importante ponto também é o custo do investimento neste imóvel. Considere o potencial do custo de locação desse imóvel e veja se o valor venal está condizente, para que você não invista demais e, consequentemente, eleve o custo do seu aluguel, acirrando a competição no mercado de locação de imóvel comercial da região que você optou em investir.

*Se você não sabe o que é valor venal, a gente te explica. Ele é uma estimativa de preço de uma propriedade calculada pelo poder público e que influencia no cálculo de impostos como o IPTU, por exemplo.

Investir em sala comercial não deixa de ser uma conta matemática. Considere que o valor venal do seu imóvel será balizador do valor de locação ofertado. Porém, assim como imóvel residencial, diversos fatores podem fazer o valor do aluguel subir ou descer.

Itens como localização, mobília, estado de conservação, valor médio da praça e tempo de uso são alguns dos fatores que influenciam diretamente. Mobília, por exemplo, pode aumentar de 20% a 30% o valor do aluguel base em um imóvel comercial.

5- Encontre uma imobiliária para intermediar ao investir em sala comercial  

 

Como vimos, o cálculo do custo de locação é uma conta complicada e que exige, e muito, de conhecimento do mercado. Para isso, dentre outros fatores, é importante contar com o apoio de uma imobiliária da região onde você pretende investir, já que ter uma compreensão local é fundamental para um bom investimento.

Outro ponto que exige muita atenção é a questão contratual. Como vimos anteriormente, alguns estabelecimentos comerciais exigem alvarás específicos para exercer a atuação e, com isso, seu imóvel precisará estar de acordo. Uma imobiliária sabe tudo o que é exigido e vai te ajudar a ter um contrato coerente e seguro.

Itens como multa por quebra de contrato, vistorias e garantias locatícias precisam do ponto de vista de especialistas para serem escolhidos. Isso exige muito tempo e conhecimento. Mergulhar sozinho no mundo dos investimentos imobiliários pode ser tão arriscado quanto investir grandes quantias em um mercado variável sem ajuda de um corretor de investimentos. E é por isso que uma imobiliária pode te ajudar muito nesse aspecto.

Quer comprar uma sala comercial em Curitiba?

 

Como já falamos anteriormente, cada região, cada cidade tem suas particularidades quando se fala em mercado imobiliário, principalmente em se tratando de imóveis comerciais.

Se você está pensando em fazer esse tipo de investimento em Curitiba/PR, existem algumas regiões mais propícias a certas empresas ou comércios, fazendo daquela região a melhor possível.

Por exemplo, para escritórios comerciais, como advocatícios, clínicas médicas ou escritórios de arquitetura têm melhor potencial de locação em regiões centrais, como Centro, Batel, Água Verde e Bigorrilho.

Conte com uma imobiliária com experiência em Curitiba, com equipe qualificada e uma plataforma que divulgará com qualidade seus imóveis. Conte com a Cibraco.

 

Assine nossa newsletter