03 de Março de 2021

Conheça o Retrofit, tendência em restauração de imóveis em Curitiba

Preservar a história de uma cidade ou região significa, entre outras medidas, preservar o acervo de imóveis históricos. Atualmente, o retrofit de construções históricas vêm sendo a melhor alternativa.

 

As mudanças causadas pelo tempo afetam diversos setores, entre eles está o de imóveis, que deixam consequências em prédios que não atendem mais às necessidades dos habitantes dos novos tempos. Foi pensando em recuperar as funcionalidades dos imóveis antigos que surgiu o Retrofit. 

 

Considerado uma tendência da arquitetura e design, o conceito tem como objetivo revitalizar e adequar os edifícios, para adaptá-los às exigências atuais, sem perder os aspectos originais.

 

Características do Retrofit

 

O retrofit nada mais é do que uma técnica de restauração imobiliária, muito utilizada para adequar aos novos tempos imóveis antigos na Europa e Estados Unidos, valorizando a arquitetura de épica mas mantendo-os seguros e habitáveis.

 

De forma geral, o retrofit usa algumas técnicas e parâmetros ao desenvolver a restauração de imóvel histórico, o que já está sendo aplicado em regiões como o Centro Histórico de Curitiba, confira:

 

•    Aplicação e atualização de novas tecnologias;

•    Adequação às normas vigentes;

•    Soluções técnicas que facilitam a manutenção;

•    Modernização de sistemas;

•    Aplicação de tecnologias sustentáveis.

 

As vantagens do Retrofit

 

Como vimos, a técnica de restauração busca modernizar os empreendimentos históricos, sem perder sua essência e peso dentro do passado da região, mas essa modernização traz diversos benefícios, como mais segurança ao habitar no imóvel, mais praticidade pelo acesso à tecnologias atuais e, claro, maior vida útil.

 

Vale lembrar que imóveis antigos precisam de muito cuidado na sua restauração para manter intacta a estrutura arquitetônica que o caracteriza dentro de sua época. E isso é um desafio, por exemplo, na revitalização hidráulica e elétrica.

 

Revitalização de ambientes

 

Um dos principais pontos no retrofit é a manutenção dos aspectos arquitetônicos e, ao mesmo tempo, modernizar os ambientes, criando acessibilidade e espaços de convivência aos moradores e ocupantes.

 

Com isso o imóvel histórico, após o retrofit concluído, pode servir a diversos propósitos, como aluguel comercial ou residencial, adaptando às necessidades dos dias atuais com toda a arquitetura e estética histórica do imóvel.

 

Imóveis históricos de Curitiba revitalizados

 

Diversos empreendimentos em Curitiba passaram pela revitalização nos últimos anos, se adequando às necessidades modernas de uso seguro e sustentável.

 

Além disso, a Cibraco atua em parceria com o estúdio de arquitetura Nommo para revitalização e reuso de diversos empreendimentos históricos de Curitiba, como o Edifício Guadalajara e o Edifício Vilas Boas.

 

Quer conferir um pouco mais sobre o Cibraco Renova, o projeto que visa dar um novo propósito aos imóveis históricos de Curitiba? Então acesse nossa página de contato e fale conosco.

Assine nossa newsletter