01 de Agosto de 2017

Construções curitibanas: fatos curiosos

Curitiba é repleta de história e construções encantadores que agradam aos olhos tanto de quem já mora na cidade há anos, quanto dos turistas. Que tal conhecer mais sobre algumas construções históricas da cidade e encantar-se por elas ainda mais?

- Shopping Curitiba

A construção que abriga hoje o Shopping Curitiba está diretamente ligado à história de Curitiba. Planejado pelo engenheiro Francisco Monteiro Tourinho em 1886, foi por anos a sede do Comando da 5ª Região Militar do Exército Brasileiro, por isso sua construção possui um estilo militar marcante, com linhas retas e detalhes em semi-arcos.

No final de 1989 o Exército Brasileiro vendeu o imóvel que viria a se tornar em 1996 o famoso Shopping Curitiba.

- Edifício Moreira Garcez

O primeiro arranha-céu de Curitiba, construído pelo engenheiro João Cid Moreira Garcez foi inaugurado em 1933 e já abrigou o Consulado da Alemanha e o Cine Palácio. Localizado na Boca Maldita, esquina da Avenida Luiz Xavier com a Voluntários da Pátria, chegou a ser considerado o terceiro maior edifício do Brasil e atualmente é sede da Faculdade Internacional de Curitiba (Facinter).

- Paço da Liberdade

O Paço da Liberdade, inaugurado em 1916, foi construído para ser a primeira sede própria da prefeitura. Projetado pelo prefeito da época, Cândido de Abreu, com colaboração de Roberto Lacombe, escultor. Atualmente o Paço é um centro cultural administrado pelo SESC Paraná, abrigando diversas atividades culturais, como cursos, palestras e exposições.

- Universidade Federal do Paraná

O prédio, inaugurado em 1912, foi construído essencialmente para abrigar os cursos da recém-criada Universidade Federal do Paraná, a mais antiga Universidade do Brasil. A construção, baseada em elementos neoclássicos, é hoje um monumento arquitetônico, tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná.

Além das construções citadas, Curitiba abriga muitas outras arquiteturas e monumentos que carregam muitas histórias. Que tal conhecer mais sobre a história da cidade? Continue acompanhando nosso blog e aproveite para acompanhar todas as novidades no nosso Facebook e Instagram.

 

 

Assine nossa newsletter