05 de Maio de 2021

Dicas para comprar imóvel: quais os tipos de imóveis e suas características

A busca pelo lar ideal pode ser longa, principalmente se você não souber qual, dentre os tipos de imóveis, mais lhe agrada. 

 

É raro, mas não incomum que ocorram certas “decepções” ao principiante no mercado imobiliário, ao escolher uma opção simplesmente por não conhecer outras. Isso é ainda mais comum na negociação por conta própria.

 

Isso porque, sem o auxílio de um corretor para intermediar e conhecer a real necessidade do comprador, este acaba se aventurando em portais e marketplaces, realizando buscas conforme seu conhecimento. Isso pode deixar de lado algumas ótimas opções. Quer entender um pouco mais sobre os tipos de imóveis e não correr esse risco? Acompanhe até o final.

 

Conheça os tipos de imóveis

 

O mercado imobiliário possui diversas opções para quem busca imóveis. As nomenclaturas nem sempre são muito claras à primeira vista, mas conhecê-las fará toda a diferença na hora de buscar um novo negócio.

 

Primeiramente, temos os imóveis residenciais. Aqui podemos listar os apartamentos que, como um todo, são divididos entre unidades tipo, garden ou giardino e as coberturas, ou penthouse, além dos flats e studios

 

Já as casas podem ser subdivididas entre geminado, sobrado e edícula. Há também os bangalôs, bem como os lofts.

 

Passando para os imóveis comerciais nós podemos encontrar lojas, salas, laje, depósito/armazém e galpão.

 

Já no caso de terrenos, não há tanto mistério. Eles podem ser de rua ou em condomínio, bem como terem finalidade residencial, comercial ou mista. Uma grande diferença também está na sua estrutura geográfica, podendo ser planos, com aclive ou com declive.

 

Quais são as principais características dos tipos de imóveis

 

Com tantas opções e tantos tipos dentro das principais categorias (Casas, Apartamentos, Comerciais e Terrenos), resolvemos dar umas dicas de como distingui-los, confira:

 

Apartamento Tipo

O apartamento tipo é o mais comum de todos. Ele consiste na planta regular, aquela que costuma seguir um padrão de tamanho e metragem às demais do empreendimento. Não há necessariamente apenas 1 tipo por apartamento, mas comumente as unidades com a mesma terminação numeral (unidades tipo 1) são as mesmas em todos os andares, mesmo sendo o 201 ou o 1801.

 

Apartamento Garden

Garden, ou giardino, provém da mesma palavra em diferentes idiomas: jardim. E são representados por unidades, geralmente no térreo ou no primeiro pavimento de apartamentos, com uma área externa aberta, se assemelhando à uma varanda ou quintal, e não à uma sacada.

 

Apartamento Cobertura

Cobertura, ou penthouse, são unidades de último andar nos empreendimentos. Não é todo prédio que conta com cobertura, afinal esta unidade é necessariamente diferente dos apartamentos “tipo”, por vezes com área privativa maior, disposição de planta diferente e, eventualmente, conta com uma área aberta, chamada de terraço ou rooftop.

 

Flats

O Flat, muito conhecido também como ApartHotel, é um apartamento um pouco maior do que um quarto de hotel, mas que dispõe dos seus mesmos serviços. Além disso, suas plantas podem ser muito diferentes entre si no mesmo empreendimento.  

 

Studio

O apartamento studio, também chamado de kitnet, é uma unidade menor e com cômodos reduzidos. Esse tipo de apartamento costuma ter todos os cômodos unidos, sem divisórias de paredes, incluindo quarto e cozinha. O termo kitnet é mais vinculado à residências nesta configuração, enquanto studio para apartamentos.

 

Loft

O Loft, apesar de ter surgido como denominação para casas, é mais comum hoje nos empreendimentos de apartamentos. Ele consiste em um imóvel com pé direito mais alto e espaços mais amplos, não necessariamente sem divisórias.

 

Geminado

Geminado é um tipo de construção residencial que conta com ao menos uma parede isolada, encostada na casa vizinha. Este tipo de construção visa otimizar o espaço dos terrenos e costuma ser uma obra com ao menos duas casas juntas, mas é possível encontrar unidades com outras 6 e até 8 vizinhas de parede.

 

Sobrado

Já o sobrado é um tipo de casa de dois andares, necessariamente isolada no terreno. Este tipo de imóvel recebe uma nomenclatura diferente mas não deixa de ter todas as outras características de uma casa.

 

Edícula

Este tipo de imóvel consiste em uma construção atrás de outra, geralmente nos fundos do terreno de uma casa principal. Ela pode ser alugada como moradia ou ser usada como área de festas, depósito ou armazém.

 

Bangalô

Pouco comuns no Brasil, a arquitetura de um bangalô consiste em um imóvel de um piso, inteiramente circundado por uma varanda. Seu nome provém do idioma hindi e representa as casas construídas no estilo característico da região de Bengala, terra da maior floresta de mangue do mundo.

 

Lojas

Partindo para os imóveis comerciais, as lojas são as unidades comerciais que não contam com o espaço todo de um imóvel, apenas com uma pequena parte. Podem ser lojas de rua, em shoppings ou em edifícios comerciais. Sua principal característica é a abertura de vitrines.

 

Sala

A sala, também chamada de conjunto comercial, é um espaço parcial dentro de um empreendimento maior, mas comumente fechado e acessado por portas, não vitrines. 

 

Laje

A laje é um espaço maior, concentrado pelo andar inteiro do empreendimento em que está inserido. Nela é possível desmembrar em diversas salas ou lojas. Na negociação, todavia, é possível encontrar lajes cruas, sem divisórias, ou lajes já prontas e com divisórias pré definidas ou construídas.

 

Depósito e Armazém

Este é um espaço reduzido e, geralmente, sem divisórias internas. Como o nome sugere, este espaço geralmente é utilizado para armazenamento de itens, não necessariamente para ser utilizado como local de trabalho.

 

Galpão

Os galpões são espaços comerciais e industriais. Eles podem ter diversas finalidades, mas são espaços grandes, geralmente nas regiões industriais da cidade, servindo como sede para empresas que produzem alimentos, operam logística ou demais áreas com muita rotatividade, muitos funcionários ou muitos produtos.

 

Terrenos

Dentre os tipos para compra, os terrenos de rua são aqueles localizados em ambientes abertos, seja um espaço público ou um residencial sem muros ou portarias, ao contrário dos terrenos em condomínio. Geograficamente falando, os terrenos planos são aqueles que não possuem desnível acentuado, enquanto os terrenos com declividade possuem desnível para baixo do nível da rua. Os com aclive, por sua vez, possuem desnível acima do nível da rua.

 

Por que conhecer os tipos de imóveis em Curitiba

 

Com tantas informações diferentes, conhecer bem os tipos de imóveis serve, justamente, para refinar as suas buscas e te permitir escolher exatamente o que deseja.

 

Por exemplo, imagine um cenário em que você quer sair da sua casa de rua e morar em um local mais seguro, privado, mas sem abrir mão de um espaço aberto. Restam, a princípio, duas opções: casas em condomínio ou coberturas.

 

Ocorre então o impasse financeiro, você percebe que estes dois tipos de imóveis estão acima do seu orçamento, então acaba desistindo. Mas, e o giardino? Um apartamento garden é tão seguro quanto uma cobertura, possui também um espaço aberto fora do ambiente privativo e comumente é ofertado por um valor bem menor.

 

Dicas na hora de decidir a escolha

 

Ter dicas para comprar imóvel, como esta, são essenciais na hora de otimizar suas buscas, ter os melhores resultados e, então, encontrar o melhor imóvel para você.

 

Dentro da sua jornada de busca, seja para comprar ou alugar, o primeiro passo é definir as suas preferências, necessidades e desejos. Nas preferências e necessidades você terá informações suficientes para decidir entre os diversos tipos de imóveis ofertados.

 

É então que entram os desejos. Dentre as opções que se enquadram no seu orçamento, na sua busca por espaço e por configurações, você poderá escolher, então, entre as características específicas de cada imóvel, como um galpão com mezanino pronto, um studio já mobiliado ou um terreno que conte com um projeto arquitetônico aprovado e disponível.

 

Escolhendo uma imobiliária em Curitiba

 

É claro que essas buscas podem ser muito difíceis de serem feitas por conta, principalmente se você não conhece do mercado imobiliário. Apesar disso, a informação é sempre bem vinda.


Mas, na hora de realmente buscar seu novo imóvel, conte com a experiência e seriedade de uma imobiliária com tradição de mercado ao seu lado. Você verá que economizou muito tempo e muitos fios de cabelo. Fale com a Cibraco.

Assine nossa newsletter