02 de Janeiro de 2019

Dicas para organizar as finanças

Todos queremos garantir uma boa renda futura para não passar por problemas financeiros. Porém, organizar as finanças pode ser um desafio para quem não se planeja. Por isso, preparamos algumas dicas para que você possa manter sua saúde financeira em dia!

Saiba o quanto você ganha - saber exatamente os valores que você ganha é a principal das dicas para manter suas finanças no azul. Gastar mais do que o seu saldo pode ser um problema na hora de quitar dívidas, como luz, água e internet, ou até mesmo se surgir alguma emergência. Além disso, se você gasta exatamente o que ganha, fazer investimentos ou simplesmente guardar dinheiro será um desafio.

Cartão de crédito: o inimigo das finanças - o cartão de crédito pode ser uma arma aos mais compulsivos por compras. Como, geralmente, o limite é maior que os seus rendimentos, a sensação de "ter mais dinheiro" é inevitável e a tentação em comprar sem pensar é enorme. Por isso, compre com o cartão apenas o necessário. Caso alguma compra conte com desconto, pague sempre à vista e parcele apenas quando necessário para não contar com juros. Caso alguma compra ofereça parcelamento sem juros, divida sua compra no maior número de parcelas possíveis e faça o pagamento desse parcelamento à vista (de modo integral), já que muitas operadoras de cartão dão descontos significativos ao antecipar as parcelas.

Faça planilhas ou use aplicativos - fazer o controle de seus gastos e receitas em uma planilha pode ser uma boa alternativa para combater o mal do descontrole. Hoje em dia, alguns aplicativos já fazem o controle desses gastos de forma automática. Porém, se o uso da tecnologia for confuso, nada melhor que a boa e velha planilha de gastos!

Faça uma lista de prioridades - sobrou uma graninha? Não gaste tudo de uma vez. Defina as prioridades do que você mais precisa para o que você mais quer. Isso lhe ajuda a definir o que comprar primeiro e o que não é tão importante, o que significa que, conforme a lista for finalizando, você poderá aproveitar melhor o dinheiro com coisas menos prioritárias.

Bancos digitais = Zero custos - com o advento da internet, surgiram os bancos digitais. Sendo mais práticos do que um banco tradicional, as contas podem ser abertas pelo smartphone e, na maior parte das vezes, contam com taxas de serviço gratuitas. Isso significa que seu dinheiro pode ser usado para outras coisas, menos para pagar taxas de cesta de serviço! Boa, não?

Cuide bem da sua saúde financeira e garanta menos dores de cabeça ao olhar para sua conta bancária! ????

Assine nossa newsletter