01 de Novembro de 2017

Dividir apartamento ou morar sozinho: o que é melhor?

A fase de arrumar as malas e sair de casa é sempre desafiadora, pois surgem muitas dúvidas e novas responsabilidades. Uma das questões que permeiam a mente de quem vai passar por essa fase é: morar sozinho ou dividir apartamento com alguém?

Obter a resposta para essa dúvida requer planejamento e organização. Pensando nisso separamos os prós e contras que podem te ajudar a tomar essa decisão tão importante nessa nova etapa de vida.

Morar sozinho

- Pontos positivos

Um dos grandes pontos positivos de morar sozinho é a oportunidade de usufruir totalmente do espaço que você escolheu para chamar de seu, sem a interferência de outras pessoas. Outra vantagem é que tudo sempre estará do jeito que você deixou, portanto se você é uma pessoa organizada, vai sempre encontrar o ambiente da maneira que deseja.

Se você é apaixonado por decoração, saiba que essa é outra vantagem, pois poderá decorar o ambiente do seu modo e de acordo com o que mais gosta.

- Pontos negativos

Muitas pessoas se incomodam com a solidão que pode surgir ao morar sozinho. Essa é uma questão relativa, já que varia de acordo com o perfil de cada um. Se você gosta de ficar sozinho, a solidão será sua aliada. Outro ponto negativo é que essa decisão é sinônimo de arcar com todas as despesas sozinho, o que pode pesar mais no seu bolso.

Dividir apartamento

- Pontos positivos

O principal ponto positivo de dividir apartamento com alguém é poder dividir também todos os gastos, como aluguel, condomínio, luz, água e outros custos necessários. Dividir apartamento é uma ótima opção também para quem adora estar na companhia de alguém, o que pode ser um facilitador para a sua adaptação na nova fase. Já imaginou que delícia poder dividir com alguém todas as inseguranças que podem surgir durante esse processo?

- Pontos negativos

Em um ambiente coletivo você precisará compreender que muitas das suas vontades terão que ser deixadas de lado, ou seja, todas as decisões serão tomadas democraticamente, tirando a sua liberdade de escolher e fazer sempre o que quiser, na hora que quiser.

Essa decisão, entre morar sozinho ou dividir com alguém, pode variar de acordo com a personalidade de cada um, mas ambas trazem experiências incríveis e grande crescimento pessoal. Faça sua escolha e boa sorte!

Leia também no blog da Cibracofacilidades que a Cibraco oferece para estudantes alugarem um imóvel.

Assine nossa newsletter