28 de Fevereiro de 2018

Home office: dicas para montar uma sala de estudos ou escritório em casa

Quer criar um espaço para estudos ou escritório em casa? Então antes de planejar o ambiente, saiba quais cuidados tomar para manter a organização.

Depois do Carnaval, é chegado o momento de volta às aulas e fim das férias. Neste momento, nada melhor do que preparar um ambiente de home office para estudar ou trabalhar em casa.

Apesar de parecer muito simples montar um escritório, este é um espaço que precisa ser muito bem planejado para que a sua produtividade e organização não sejam prejudicadas.

Para te ajudar, a Cibraco selecionou algumas dicas importantes para criar um ambiente funcional e sempre arrumado. Confira:


 

ESCOLHA DO ESPAÇO - Opte por um lugar tranquilo e de preferência bem iluminado para instalar o seu home office. Aquele cantinho inutilizado do quarto, debaixo das escadas ou a varanda podem ser ótimas opções, pois a circulação de pessoas costuma ser menos intensa nestes espaços, o que facilita a concentração.

TAMANHO DO ESPAÇO - Não existe uma medida ideal para um escritório ou sala de estudos. No entanto, é importante ter espaço suficiente para instalar uma mesa ou bancada para colocar o computador e materiais de trabalho. Não esqueça também do conforto: garanta que a altura da mesa permita uma boa postura e que a cadeira seja ergonômica para não prejudicar sua coluna. Se o ambiente disponível for muito pequeno, móveis planejados são sempre uma ótima saída.

ORGANIZAÇÃO - Prateleiras, estantes e armários nunca são demais quando o assunto é deixar tudo em ordem. Caso o espaço seja reduzido, utilize caixas e organizadores, de preferência coloridos para dar mais estilo ao seu home office.

ILUMINAÇÃO - Aproveite ao máximo a luz natural das janelas e aposte em um projeto de iluminação fria com luz branca para criar um ambiente onde a produtividade reine. Se preciso, instale luminárias de mesa ou de chão para direcionar a luz para a bancada.

 

CORES - Neste quesito também não há regras. No entanto, se você precisa de concentração e tranquilidade, prefira tons azulados ou verdes. Já se o seu trabalho pede criatividade e produtividade, invista em cores quentes, como amarelo e laranja.

CONTROLE A BAGUNÇA - Mesa, cadeira e boa iluminação são suficientes. Evite inserir elementos além do necessário no seu escritório. Jogue fora papéis ou documentos antigos, doe os livros já lidos e mantenha tudo sempre limpo. Deixe à mão apenas o fundamental, como cadernos, canetas e o notebook.

ESCONDA OS FIOS - Garanta que os cabos do computador, impressora, luminária e demais aparelhos eletrônicos não fiquem aparecendo ou atrapalhem a circulação. Se possível, instale seu escritório ou sala de estudos em um local onde haja tomadas próximas para facilitar a instalação e a movimentação da cadeira.

 

PERSONALIZE - Sabe aquele personagem do seu filme predileto? Ou aquele quadro que você comprou na última viagem? Use-os para decorar o novo espaço e dar mais personalidade ao ambiente.

Leia também no blog da Cibraco: como acertar na escolha da cor de cada ambiente?

Assine nossa newsletter