05 de Novembro de 2021

O que fazer em Curitiba: confira as melhores dicas para aproveitar a cidade

Se a sua próxima viagem é para Curitiba, saiba que você tem em mãos um excelente destino! A capital do Paraná, além de ser a maior cidade da região Sul do Brasil, é também a capital mais bem ranqueada no Índice de Desenvolvimento da Gestão Municipal (IDGM) em 2021. Ou seja, Curitiba agrada não só aos turistas, como também aos seus residentes, com qualidade de vida, planejamento e mobilidade urbana. Então, se você está à procura do que fazer em Curitiba, veio ao artigo certo. Vamos lá?

 

O que fazer em Curitiba

Por ser uma cidade bem avaliada para seus moradores, Curitiba também está entre os destinos mais procurados para viagens após a pandemia, segundo o Ministério do Turismo.

 

E é por isso que vamos te dar as melhores dicas para você aproveitar bastante a Cidade Sorriso.

 

Pontos turísticos de Curitiba

Jardim Botânico de Curitiba

 

A começar por um dos principais cartões-postais de Curitiba: o Jardim Botânico. Criado à imagem dos jardins encontrados na França, o Jardim Botânico de Curitiba possui um tapete de flores e uma estufa metálica que encanta os olhos de qualquer um. Além do Jardim das Sensações, que é uma experiência sensorial completa.

 

Mercado Municipal 

 

O Mercado Municipal de Curitiba é considerado o mais tradicional endereço para compras da capital paranaense. Além dos mais diversos produtos, é possível curtir momentos bem agradáveis nos restaurantes e eventos promovidos no local, como o Festival de Queijos e Vinhos.

 

Ópera de Arame

 

Esse é um dos símbolos mais representativos de Curitiba. A Ópera de Arame acolhe todo tipo de espetáculo artístico e se encontra dentro do Parque das Pedreiras, juntamente com o Espaço Cultural Paulo Leminski.

 

Dentro da Ópera Arame, é possível conhecer o projeto Vale da Música, um palco flutuante no lago do teatro que recebe música ao vivo instrumental. O Vale da Música ocorre de terça a domingo, das 10h às 18h.

 

Bosque do Alemão

 

É um espaço que celebra e divulga as tradições alemãs da região. O Bosque Alemão possui 38 mil m² de mata nativa, com a réplica de uma antiga igreja de madeira com elementos decorativos neogóticos, a trilha de João e Maria, uma biblioteca infantil, a Torre dos Filósofos, um mirante que permite vista panorâmica da cidade e mais uma série de atrações. Um verdadeiro passeio para toda a família.

 

Parques de Curitiba

 

Parque Tanguá

 

Para quem curte passeios ao ar livre, o Parque Tanguá é parada obrigatória em Curitiba. É um parque que possui 235.000m² de área e envolve um antigo complexo de pedreiras desativadas. O Parque Tanguá ainda preserva áreas verdes e possui uma cascata, dois lados e um túnel artificial.

 

Parque Barigui

 

É o maior parque de Curitiba. O Parque Barigui ocupa 140 hectares do território de quatro bairros da capital paranaense. Dentro dele, é possível encontrar três lagos, três bosques, três pistas de diferentes extensões para caminhadas e corridas, além de ciclovias, parques infantis e academias ao ar livre. Ótimo para atividades físicas!

 

Para quem curte ter um contato próximo com a natureza, no Parque Barigui, é possível encontrar uma grande variedade da fauna e da flora local, com espécies que são vistas com frequência, como as famosas capivaras, símbolo da cidade de Curitiba.

 

Uma das grandes vantagens do Parque Barigui é que ele fica aberto todos os dias do ano. 

 

Passeio Público
 

O Passeio Público é o parque mais antigo e mais central de Curitiba. É um toque de natureza dentro de toda aquela camada urbana da cidade. É um espaço que consegue unir tradição e modernidade, com lagos, pista para caminhadas, ciclovia, playground e espaço para pets.


Recentemente, o Passeio Público passou por uma reforma em suas instalações, com o objetivo de ficar “mais amplo, iluminado e florido”. As obras de revitalização deram ao parque uma iluminação mais moderna, novo paisagismo - com o plantio de 35 mil flores e 120 mudas de árvores nativas.

 

Após as reformas, o Passeio Público de Curitiba ficou também mais aberto, ganhando uma nova praça, um coreto digital e até um palco flutuante, para apresentações e espetáculos especiais, como no período natalino. 

 

Bosque do Papa

 

O Bosque Municipal Papa João Paulo II é uma área que integra beleza e tradição e presta homenagens à presença do imigrante polonês na região. Um belo espaço que possui um Memorial da Imigração Polonesa, casas típicas e palco para espetáculos culturais.

 

O Bosque do Papa possui uma área de 48 mil m², tendo em sua extensão araucárias e plátanos, e é considerado um lugar abençoado, já que ali foi remontada a casa típica que foi visitada pelo Papa João Paulo II, no Estádio Couto Pereira, durante sua visita à cidade, em 1980. Daí a razão para a escolha do nome do bosque.

 

Museus em Curitiba

 

Museu Oscar Niemeyer

 

Considerado o maior museu da América Latina, o Museu Oscar Niemeyer abriga importantes produções artísticas nacionais e internacionais, com aproximadamente 7.000 obras.

 

Museu do Holocausto de Curitiba

 

É o primeiro museu do holocausto do Brasil, com o objetivo de relembrar as vítimas desse momento histórico e alertar as novas gerações sobre os perigos da intolerância.

 

No Museu do Holocausto de Curitiba, são abrangidos três eixos: memória, educação e pesquisa. Com profissionais das áreas de Museologia e de História, o museu possui mostras temporárias e itinerantes organizadas a partir de doações de objetos, documentos e passaportes ligados ao momento e às vítimas do Holocausto.

 

Museu do Expedicionário

O Museu do Expedicionário tem como principal objetivo abordar a participação brasileira na Segunda Guerra Mundial. É um dos mais completos sobre este tema no Brasil.

Em seu acervo, é possível encontrar documentos, fotografias, filmes, mapas, ilustrações da época e materiais bélicos utilizados por ex-combatentes brasileiros na Segunda Guerra Mundial. A praça onde o museu se encontra também possui monumentos importantes para a história do Brasil na guerra, como um carro de combate e um avião de caça.

 

Museu do Automóvel

Criado a partir da iniciativa de um grupo de entusiastas, o Museu do Automóvel de Curitiba surgiu no intuito de reunir os apreciadores dessas máquinas antigas incentivando sua preservação.

O acervo do Museu do Automóvel é constituído por cerca de 150 veículos antigos - entre carros vintage, nacionais e de corrida -, constantemente alternados nas 70 vagas existentes no espaço do museu. Além dos clássicos automóveis, também é possível encontrar por lá bicicletas e motocicletas antigas e diversas curiosidades mecânicas.

 

Museus Egípcio e Rosacruz

Único a possuir uma múmia egípcia no Brasil, o Museu Egípcio e Rosacruz é um grande tesouro de Curitiba. O museu tem em seu acervo aproximadamente 700 réplicas - muito similares à realidade - de objetos egípcios.

As grandes atrações do museu são a múmia Tohmea, a múmia de uma mulher egípcia que possui cerca de 2700 anos; e a múmia Wanra, uma criança da região dos Andes, no Chile, que teria falecido aos 3 anos.

 

O que fazer à noite em Curitiba?

 

A noite de Curitiba é animada e você, com certeza, vai ter muitas opções do que fazer quando chegar lá. Fizemos uma seleção de bares e restaurantes que você precisa conhecer. Aproveite!

 

  • Porcini Trattoria

  • Mercearia Bresser

  • Baggio Pizzeria & Focacceria

  • Master Grill

  • Mornings

  • Paco - Cocina y Bar

  • Icaro - Casual Greek Food

  • Sirène Fish & Chips 

  • Fábrica Gourmet

 

O que fazer em Curitiba com crianças?

 

Quem está numa vibe mais familiar também vai adorar conhecer Curitiba. Além de alguns parques e pontos turísticos que tratamos anteriormente, também existem outras atrações para a criançada, como o Bosque Alemão, o Bondinho da Leitura e a Torre Panorâmica, por exemplo.

 

Passeios de trem em Curitiba

 

Os passeios de trem também vão encantar os kids. Existe um trem turístico que faz um passeio saindo de Curitiba em direção a Morretes, outro município do Paraná, que é de tirar o fôlego. Uma viagem pela ferrovia centenária visitando o lado histórico da região. Vale a pena conferir.

 

O que fazer em Curitiba com chuva?

 

Nem precisa conhecer Curitiba para saber que as chuvas por aqui são constantes e, por vezes, imprevisíveis. Então, para não prejudicar a sua viagem, caso seja um dia de chuva, você pode fazer, ainda, as seguintes programações:

 

  • Impulso Park: um parque de trampolins

  • Madalosso: o maior restaurante da América Latina

  • Arena da Baixada: tour guiado pelo estádio do Club Athlético Paranaense, que sediou jogos da Copa do Mundo no Brasil em 2010

 

Antes de ir, é importante checar a disponibilidade dos estabelecimentos.

 

Quer morar em Curitiba?

 

Curtiu as nossas dicas? Curitiba é, certamente, um destino inesquecível. E, para quem quer comprar só a passagem de ida, é importante ter informações de qualidade para conseguir o imóvel que você sempre sonhou.

Com a Cibraco, você conta com uma seleção especial de imóveis. Confira em nosso site as diversas opções de imóveis para alugar em Curitiba e fale com um dos nossos corretores.

Assine nossa newsletter