11 de Setembro de 2018

Roteiro Cultural por Curitiba

Curitiba é conhecida pela sua beleza natural e suas opções culturais. Não importa a época do ano, a cidade sempre vai oferecer opções culturais incríveis e diversificadas para todas as idades.

Quer fazer um tour cultural pela capital, mas não sabe por onde começar? Nós te ajudamos.

 

  • Centro

O centro da cidade guarda muitos casarões antigos que foram convertidos em pequenos museus.

Solar do Barão - Um conjunto de casas do século XIX que pertenceu ao Barão do Serro Azul e sua família. O casarão foi transformado em Museu da Gravura, da Fotografia, do Cartaz e na Gibiteca, que tem um acervo de mais de 25 mil revistas em quadrinhos e é parada obrigatória para quem ama HQs.

Casa Romário Martins - O espaço está localizado no Largo da Ordem e é uma construção de arquitetura colonial portuguesa. Como o local é pequeno a visita pode ser rápida, mas cheia de informações para quem quer conhecer melhor Curitiba.

Casa Andrade Muricy - Esse prédio grande do início do século XX apresenta exposições de arte contemporânea.

Sesc Paço da Liberdade - O edifício foi a primeira sede da Prefeitura de Curitiba, vale a pena conferir qual exposição ou oficina está acontecendo ou apenas passar para apreciar um delicioso café no Café do Paço.

 

  • Museus

Museu Oscar Niemeyer - Foi considerado um dos 20 museus mais bonitos do mundo pelo guia norte-americano Flavorwire, sendo um dos maiores da América Latina e popularmente conhecido como Museu do Olho. Conheça a estrutura do museu e as diversas exposições de arte contemporânea, fotografia e artistas locais de diferentes décadas.  

Museu da Ordem Rosacruz - O museu é totalmente focado na antiga história egípcia e seu acervo conta com histórias, desenhos, armas e réplicas idênticas às originais. Além da múmia de uma dama egípcia, com mais de 2.500 anos, chamada Tothmea. Imperdível!  

Museu do Expedicionário - Esse museu conta a história da participação brasileira na Segunda Guerra Mundial, e oferece um farto material histórico de mapas, livros, fotos e documentos, além de materiais bélicos e armamentos utilizados na guerra.

 

  • Teatros

Teatro Guaíra - Um dos maiores da América Latina, conta com três auditórios, o maior deles com 2.173 lugares. O teatro realiza diversos festivais e espetáculos, além de ser o responsável pelo Troféu Gralha Azul, o primeiro prêmio oficial a homenagear os artistas e técnicos do Teatro no Paraná.

Teatro Fernanda Montenegro - É um destaque das artes cênicas, recebendo apresentações de artistas de renome nacional e internacional. Seu auditório recebe até 551 pessoas.

Teatro Lala Schneider - O teatro é composto por duas salas, com capacidade para 185 e 100 lugares. Oferece o mais conhecido curso de teatro do estado e sempre conta com diversas peças em sua programação. Que tal assistir A casa do Terror, em cartaz há mais de 20 anos, ou alguma peça de atores novos que estão começando a carreira?

 

Se quiser ainda mais lugares para conhecer na cidade vá até a Fundação Cultural, localizada no Largo da Ordem, e confira a programação completa de apresentações, shows e oficinas que estão acontecendo em Curitiba.

 

Assine nossa newsletter